terça-feira, 10 de novembro de 2009

PREVENÇÃO

O diagnóstico de micotoxicoses é difícil. Na maioria das vezes, as micotoxinas induzem síndromes leves que são facilmente confundidas com outras doenças provocadas por microrganismos. Os principais critérios para diagnosticar uma doença como micotoxicose incluem:
- A micotoxina deve ser identificada em concentrações tóxicas;
- Patógenos não devem ser isolados;
- A doença não deve ser infecciosa ou transmissível;
- O desempenho animal melhora com a retirada da ração;
- A administração da ração suspeita a animais saudáveis reproduz os sintomas.
Medidas preventivas e de controle

Prevenir a contaminação pelo fungo Aspergillus sp continua sendo a melhor medida para evitar a presença de aflatoxina em alimentos e garantir a segurança alimentar de humanos e animais, considerando que o consumo de carne e leite também pode acarretar patologias já que também podem estar com a micotoxina. Deve haver a prevenção do desenvolvimento desses fungos em grãos e outros vegetais, com base, principalmente na secagem rápida desses alimentos, seguida de armazenamento com condições controladas de umidade relativa do ambiente. O conhecimento dos fatores que favorecem a produção de aflatoxinas é útil para minimizar o problema, sendo um fungo encontrada em regiões de temperatura e umidade elevadas as principais áreas de ocorrência. A tarefa de detectar a presença de aflatoxinas em grãos é bastante difícil, uma vez que a contaminação é extremamente heterogênea. Métodos de controle depois que a toxina já foi produzida pelo fungo e sua inativação é uma alternativa dispendiosa. No entanto, na maioria das situações, a utilização de métodos físicos ou químicos não é aplicável para redução dos níveis de micotoxinas em alimentos, seja pelo custo elevado de seu emprego, ou por provocar alterações sensoriais ou nutricionais nesses alimentos. Portanto, a melhor medida preventiva é evitar a contaminação pelo
Aspergillus sp.

A literatura descreve inúmeros métodos para a detecção de aflatoxinas em alimentos e produtos agrícolas, porém, nas indústrias, a aplicabilidade restringe-se aos que possibilitam a avaliação rápida do material, uma vez que a decisão de aceite ou rejeição do lote de milho ou outro produto é imprescindível já no recebimento da matéria prima. A redução da atividade de água é uma das medidas preventivas que aumentará a segurança do produto e a inibição do desenvolvimento dos fungos micotoxigênicos. A remoção de lotes contaminados, com a remoção de unidades danificadas, minimiza a presença de aflatoxina no produto final quando destinado à industrialização.

A exposição dessas toxinas à luz ultravioleta provoca sua degradação parcial. O tratamento com luz ultravioleta em amendoim contaminado não tem efeito, mas em leite contendo aflatoxina M1, a destruição é quase total. A adição de pequena quantidade de água oxigenada ao leite (0,05%) aumenta a deficiência da destruição, e a combinação de luz ultravioleta com riboflavina elimina grande parte do princípio ativo da aflatoxina M1. Em amendoim, a prevenção da contaminação com aflatoxina tem sido obtida com uso de cultivares resistentes, com a adoção de algumas práticas que controlam a colonização de fungos com potencial aflatoxigênico, tais como calagem, secagem e escolha do tipo de solo ou que interferem na biossíntese de aflatoxina, e com procedimentos para a remoção dos grãos contaminados com base em cor e flutuação, ou ainda utilizando peróxido de hidrogênio. Em condições adequadas o tratamento com amônia em milho, amendoim e sementes de algodão contaminado elimina eficientemente a aflatoxina. A exposição destes produtos à substâncias alcalinas redunda na abertura do anel lactona e conseqüente formação de um sal. A adicional perda de amônia leva a formação de cetoácido, que, pela descarboxilação, resulta na aflatoxina D1 (não tóxica) ou em sua decomposição para benzofurano. Em grãos utilizados para a extração de óleo comestível, o produto final é isento de aflatoxinas, as quais são removidas durante o processo de refino do óleo bruto com base.



Nenhum comentário:

Postar um comentário