terça-feira, 10 de novembro de 2009

OS FUNGOS E AS MICOTOXINAS

Os fungos são organismos eucariontes. As células fúngicas têm um complexo de citossol que contém microvesículas, microtúbulos, ribossomos, mitocôndrias, aparelho de golgi, núcleo, retículo endoplasmático de membrana dupla e outras estruturas. Diferentemente dos vegetais e de algumas bactérias, os fungos não contém clorofila e não podem sintetizar macromoléculas a partir do dióxido de carbono e da energia derivada da luz solar.
Estes organismos se apresentam como um grupo diversificado que ocupam muitos nichos no ambiente e são de vidas livres e abundantes na natureza, somente poucos vivem na microbiota humana. Têm potencial de produzir doença na espécie humana e contribuem para a deterioração dos alimentos sendo a principal causa de doenças nos vegetais. Diferentemente dos vírus, protozoários, parasitas e algumas espécies de bactérias, os fungos não necessitam colonizar ou infectar os tecidos para preservar ou perpetuar as espécies.
Os fungos são também especialmente benéficos aos homens e podem ser utilizados na produção de antibióticos, ácidos orgânicos, esteróis e na elaboração de produtos de fermentação como bebidas alcoólicas e molho de soja. Eles se desenvolvem em meios especiais de cultivo formando colônias de dois tipos: leveduriformes e filamentosas. As colônias leveduriformes, em geral, são pastosas ou cremosas e caracterizam o grupo de leveduras. Esses microrganismos são unicelulares, em que a própria célula cumpre as funções vegetativas e reprodutivas.As colônias filamentosas que identificam os bolores podem ser algodonosas, aveludadas, pulverulentas, com os mais variados tipos de pigmentação. Micotoxinas são metabólitos tóxicos produzidos por fungos microscópicos. Micotoxicoses são intoxicações resultantes da ingestão de alimentos contaminados com micotoxinas. Alguns autores estimam o número de espécies fúngicas existentes entre 100 mil e 250 mil, das quais somente 200 têm capacidade de produzir micotoxinas, e 30 delas, efetivamente, são responsáveis por quadros micotoxicológicos.
As principais espécies fúngicas produtoras de toxinas pertencem aos gênero Aspergillus. O desenvolvimento de fungos toxigênicos e a produção de micotoxinas são dependentes de diversos fatores dos quais temperaturas, umidade e tipo de substrato são os mais importantes.
As micotoxinas são produzidas durante o metabolismo dos fungos filamentosos, dentre eles o Aspergillus parasiticus. Existem mais de 200 substâncias já identificadas como micotoxinas, sendo as aflatoxinas uma das espécies mais estudadas. Elas podem estar presente em alimentos, como amendoim, milho, trigo, cevada, café, leite, arroz, farinhas, nozes, castanhas, frutas secas, entre outras podendo ameaçar a inocuidade dos mesmos.
Os fungos são um grupo diversificado de organismos que ocupam muitos nichos no ambiente. Em geral, eles são de vida livre e abundantes na natureza, somente poucos vivem na microbiota humana
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário